quinta-feira, 6 de julho de 2017

Aventura em 10 cachecóis (5 e 6)

Os cachecóis 5 e 6 de nossa série vieram trazendo lembranças das brincadeiras de infância, misturadas às refeições na casa da minha avó. Como sempre, é engraçado e quase catártico, como determinadas cores e texturas produzem sensações e recordações tão potentes, que é como um filme passando em frente aos olhos..


O cachecol nº 5 foi tecido com urdume em fio Cristal, e trama com fio de acrílico com 30 % de lã, o que aumenta a maciez significativamente, e por conta desse fio, um pouco mais grosso, foi tecido em pente 3. Lembrei-me daquelas brincadeiras de criança que (acho) já não se usam mais: amarelinha, pular cerca, corda...meu Deus, o quanto brinquei disso. Ao tecer esse cachecol, lembrei-me de minha escola do primário, onde em um determinado momento de um ano escolar, havia uns materiais de construção guardados em um canto, ao qual tivemos acesso na hora do recreio. No meio da bagunça, haviam arames encapados - aqueles que servem para fazer varal, e que tem várias cores - e achamos um bem comprido, azul. Rapidamente, já demos um bom uso àquele arame, que nos serviu de corda para pular - e assim, ficamos por bem uns 20 minutos, nos divertindo. Essa lembrança me veio de maneira tão forte que resolvi acrescentá-la no urdume - e os fios azuis então fazem essa homenagem mais do que singela à uma época tão inocente, onde nós, alunos de escola estadual (excelente, por sinal), nos divertíamos com tão pouco, e nem mesmo sonhávamos com os tablets e smartphones que viriam tantos anos depois...





O cachecol de nº 6 foi tecido em cores verdes bem claras, com alguns toques de vermelho. Lembrou-me dos almoços na casa da minha avó, onde lembro-me, com tanta clareza, a quantidade de saladas que havia. Na falta de travessas, minha avó punha a salada, de tudo quanto possa imaginar, mas principalmente alface e tomate, em uma bacia até grandinha - isso mesmo, era MUITA  gente junta...rs..... Assim, o verdinho claro da alfate e o vermelhinho do tomate estão representados nessa peça...

E é com prazer que informo aos distintos navegantes que ao escrever, este post, minha saga está quase terminada - estou executando o cachecol de nº 9, enquanto que 7 e 8 estão terminando de secar. Em breve, novas lembranças!

Até lá!

Um comentário:

  1. oi tudo bem ? vim la da agenda dos blogs conhecer seu blog gostei muito e achei muito legal suas explicações sobre os cachicos e eles são muito lindos. estou seguindo seu blog te convido a conhecer o meu e se gostar seguir
    terraqueoscriatetivos.blogspot.com

    ResponderExcluir