quarta-feira, 22 de junho de 2016

Das novas parcerias e seus felizes resultados

Soube por intermédio da Toninha Miranda, amiga e superparceira de tear e afins, que ela tinha firmado, de maneira bastante tranquila, uma parceria com uma empresa de linhas - Rayza, que fabrica fios de polipropileno - que imitam seda, e podem ser usados em trabalhos diversos, desde vestuário até tapetes. Aliás, vale muito a pena visitar o site da empresa para ver os modelos de tapetes à mostra.

Despertou-me interesse imediato, por algumas razões: primeiro, fora a empresa Linhas Círculo, NENHUMA outra fabricante de fios se interessou em fazer algum tipo de parceria comigo, e muito embora já tenho trabalhos de sobra, e já tenha discutido esse assunto à exaustão, a resistência à tecelagem existe, e como já disse em outro post, abro meu caminho na base da picareta. Assim, quando surgem oportunidades de parcerias novas, já quero tentar também, mas com aquele pé atrás - provavelmente não vai dar certo...

Já pronta para o "não", escrevi às linhas Rayza, e mandei fotos de alguns trabalhos que já tinha executado com a mesma - pois já conheço o material há muito tempo, desde meu início na tecelagem, mas sempre usando o fio misturado a outros. E fiquei esperando uma resposta que não sabia se ia chegar, o que é meio padrão de algumas fabricantes - simplesmente não dão resposta alguma.

Para minha grata surpresa, a resposta veio no dia seguinte, plena de simpatia - claro que poderíamos formar uma parceria; eu podia, inclusive, escolher alguns fios de meu interesse (!!!!!!!!!!!), que me mandariam sem custo.

Ah, essa parte realmente é nova para mim. Sabem quando alguma empresa me ofereceu fios sem custo para confecção de peças teste? NUNCA. Realmente não preciso disto, posso dizer, mas tais ofertas nos fazem sentir valorizados, sabem, "pessoal de marketing destas empresas"????

Então, só posso (finalmente) iniciar este post agradecendo às Linhas Rayza pela oferta, inclusive tão generosa - 5 cones dos fios que desejasse, os quais recebi rapidamente, diga-se de passagem. Destes, usei 4 para esta peça:





Com os cones na mão, o que fazer? optei pelo tear de pente liço, e por uma peça de dimensões de um caminho de mesa. Iria, pela primeira vez, trabalhar somente com os fios de polipropileno, e submeter a peça à vários testes, que incluiriam inclusive passagem pela máquina de lavar.

Aproveitando o urdume, resolvi aplicar uma técnica bastante simples, a Renda Leno, que entremeada de regiões de ponto tela, me dariam uma boa noção sobre a resposta do fio em diferentes padronagens. Usei o pente 4:1, para fechar bem o ponto.




Aproveitei o momento e gravei alguns vídeos da execução da renda Leno. Estão disponíveis em meu canal no YouTube, e assim convido todo mundo para assistir e aprender comigo!

https://youtu.be/1mD5ZHk6JhE

https://youtu.be/e7TIABSb9Es

Retirado o trabalho do tear, passei então à lavagem, etapa primordial. Ao lavar, os fios se acomodaram  de maneira muito interessante. Fiquei então esperando a secagem, que já amaciava a peça. E aí, como o tempo não estava ajudando muito, resolvi fazer ainda mais um teste: o da secadora. Procuro evitar tal procedimento, mas como a peça estava levemente úmida,  achei que, bem, uns 20 minutos não fariam mal, certo?

Ao retirar, percebi que a secagem na máquina havia aberto um pouco os fios, acentuando as torções da renda, e encolhendo um pouco a peça. Essa abertura dos fios deixou a peça ainda mais macia. Tudo bem que as franjas viraram uma bagunça, embaraçadas...rs...mas nada como uma boa tesoura para resolver. O resultado final foi bastante interessante, e aqui está a peça pronta para usar:





E assim terminou este teste. Estou plenamente satisfeita, e cheia de idéias para outras peças. Tenho fios de sobra, e então esperem cenas dos próximos capítulos..

Até a próxima!

13 comentários:

  1. Não entendo muito sobre tear, mas a sua peça ficou linda! Está de parabéns! Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Claudia parabéns pela parceria, ficou lindo o seu trabalho sucesso pra você e para Linhas Rayza, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Trabalho lindíssimo parabéns pela parceria,bjus.

    ResponderExcluir
  4. Amada ficou maravilhoso sua peça! parabéns pela parceria com as Linhas Rayza amo estás linhas! também parabéns pelos vídeos que ficou maravilhosos! eu fiquei babando por eles! beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  5. Lindo seu trabalho, admiro muito, parabéns que venham mais parcerias!

    ResponderExcluir
  6. Que excelente que conseguiu a parceria, muito importante esse reconhecimento.
    A peça ficou linda, um trabalho maravilhoso!

    Bjokas da Vaci :*

    ResponderExcluir
  7. Parabens pela parceria, seus trabalhos são lindos.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. parabéns pela parceria, isso é muito legal. vc escreve bem e teu post fica interessante. achei lindo o resultado do teu trabalho, bjs

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe tem um tear, mas fazíamos mais por lazer, e parabéns pela parceria!

    ResponderExcluir
  10. Nossa Claudia, e tu chama isso de teste?
    Ficou lindo!
    Parabéns pela parceria, que venham muitas mais e muito mais sucesso!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  11. Parabéns amiga!! Você insistiu e conseguiu.
    Seus trabalhos são excelentes e toda empresa que fizer parceria contigo, só ganha.Parabéns pela grande parceria!!Bjss!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!!
    seu trabalho ficou lindíssimo!
    desejo muito sucesso!
    bjúús

    ResponderExcluir