quarta-feira, 9 de março de 2016

Urdidura pintada à mão - uma ótima idéia! (4 anos depois)

Tenho um post, de 2012, que é bastante popular entre pessoas de outros países que visitam o blog. Nesta postagem falo sobre a idéia de um membro que pertencia a grupo de tecelagem em pente liço, no Facebook,  e que pintou à mão sua urdidura (http://www.universoemtramas.blogspot.com.br/2012/01/urdidura-pintada-mao-uma-otima-ideia.html). Achei incrível a simplicidade, e ao mesmo tempo, o brilhantismo, do emprego da pintura em tecido para complementar a tecelagem - e com efeitos visuais maravilhosos. No entanto, eu mesma não me aventurei, preferindo aprender mais sobre a tecelagem em si, mas reservei a idéia no fundo da mente. Ao longo destes mais de 4 anos, realmente fiz quase tudo o que compreende a tecelagem em si; aprendi técnicas complexas, cálculos mirabolantes, e teci peças que achava que nunca ia tecer na vida. De fato, estudei e apliquei muito do que eu queria aprender, e continuo a me aprofundar cada vez mais.

Mas, aquela idéia de 2012 não me abandonou. E então, após tantos anos, resolvi, há alguns dias atrás, me aventurar na pintura do urdume, e ver o que daria - afinal, o que teria a perder? somente tempo, fios, dinheiro da tinta...

Veja, eu não sei pintar ou desenhar - nada. Meus desenhos conseguem ser mais elementares do que os de uma criança de 3 anos. Aliás, meu filho já desenhava muito melhor do que eu, nesta idade. Então, tinha este bloqueio, que me levava a um total desinteresse por pintura em qualquer superfície, incluindo tecidos. Jamais me interessei por tintas e pincéis, aliás nem sei número, tipo, etc. Mas, de alguma maneira, e não sei o porquê, eu achei que tinha que tentar, e então munida de algumas tintas para tecido e pincéis escolhidos ao acaso, montei uma urdidura de barbante e comecei.



Usei um gabarito para quilt que eu tinha, nem sei o motivo. Com uma caneta para tecido, comecei a rabiscar. Depois pintei, e pintei mais um pouco. Horroroso, é claro, mas de maneira curiosa, me diverti fazendo isso. Após esperar umas duas horas, mais ou menos, teci com o mesmo barbante.



Apesar de não ter ficado exuberante, o efeito "esfumaçado", por assim dizer, mostrou-se bastante promissor. Fiquei imaginando, então, o que mais eu poderia pintar sobre uma urdidura. Adiantei o trabalho e me preparei para mais uma sessão.



Explorei um pouco mais aquele gabarito, mas vi que não era o mais adequado. Fiz alguns desenhos livres, com várias cores, e enquanto esperava secar, fui para o computador achar gabaritos para pintura - bingo! achei vários e, é lógico, comprei. Á esta altura, já estava BEM animada - o que houve, não sei, mas queria ver até onde poderia chegar. Quando secou, teci.



Já tinha ficado, na minha muito humilde opinião, bem melhor que o anterior, e não tive dúvidas: tinha que fazer mais. Isso já era início da tarde. Tinha passado a manhã inteira, entre casa, cachorro e supermercado, pintando e tecendo. E, não -  decididamente, não estava entediada!


Optei por algumas formas geométricas, em azul, lilás e violeta.



Tecendo, me apaixonei totalmente. Tinha ficado lindo! neste momento, tive que parar, pois já era fim de tarde (!!!) e eu tinha que ir ao trabalho (sou professora). Foi com pesar que deixei tudo no ateliê.

Ao voltar, nâo resisti, e resolvi só dar uma olhadinha final. E, por que não, pintar mais um pouquinho?




No dia seguinte, parti para tecer aquele desenho.



Incrível, não é? fiquei imaginando um tapete muito louco. Ah, sim, aquilo ali em cima é o gabarito para pintura que fui comprar no centro da cidade, pois não tive paciência para esperar pelo correio...humm...rs...

E adivinhe só? hoje já deixei pintada a parte final deste urdume, que será tecido amanhã:



A parte final desta história, queridos, só saberão no fim de semana, quando eu finalmente puder lavar o tecido. Ainda espero detalhes de encolhimento e resistência da tinta. Adianto que já pintei outras urdiduras, e minha mente está inundada de idéias - alegria define.

Aguardem o final!

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário