domingo, 20 de março de 2016

Da tomada de decisões e das doces notícias: e não é que a "Portuguesinha" fez bonito mesmo?

Esta semana foi de eventos importantes, especiais e únicos, que vieram da surpresa  - isso mesmo. Mas vou começar do início, como deve ser...rs...

A primeira loja colaborativa de Mogi das Cruzes foi (re)aberta dias atrás. "A sua Kara" já existia anteriormente, mas com a mudança de ponto, a loja foi reinaugurada, e por meio do Facebook, fiquei sabendo de sua existência, bem como da oferta de espaços para aluguel.

O conceito de "loja colaborativa" compreende um local onde artesãos e outros comerciantes podem alugar "boxes" ou caixas, pregadas nas paredes, que representarão suas "lojas". Cada espaço deste tem seu preço de aluguel, e para cobrir as despesas com taxas de cartões, embalagens, etc, uma porcentagem das vendas segue para os proprietários da loja colaborativa. Cada artesão/comerciante não precisa ficar no local, pois a administração se encarrega de fazer as vendas; assim, tudo o que se precisa é levar seus produtos até seu "box", arrumar como desejar, e deixar o resto por conta dos administradores, que farão o acerto das vendas mês a mês. É claro que existem contratos claros sobre como vão proceder as transações entre lojistas, administração e clientes, e uma vez tudo acertado, pode-se começar a vender. Considero esta uma forma vantajosa, uma vez que não preciso me preocupar com funcionários ou outros gastos relativos à luz, água e outros tributos, que realmente pesam quando se é informal, como é meu caso. E foi pensando nisso que ensaiei por dias à fio antes de me decidir passar pelo local e entrar.

Ao entrar, conheci os donos, dois rapazes simpáticos e atenciosos: Leandro e José Luiz. Entrei no pequeno espaço e comecei a olhar as caixas nas paredes, algumas já prontas e várias reservadas - tudo muito aconchegante. Ao atravessar para a sala seguinte, vi uma estante quadrada, que à princípío passaria desapercebida, mas que de alguma maneira, me chamou a atenção. Perguntei então se estava apta para alugar, e diante da afirmativa, levei mais ou menos uns 10 minutos para fazer a pré-reserva e deixar um depósito. A partir deste momento eu tinha 1 semana para colocar produtos na estante, ou perderia a vaga. Agradeci, e com o coração aos pulos, fui embora, meio alegre, meio apavorada: onde eu estava com a cabeça? assumir um aluguel, em um contrato trimestral? como assim?

Ao chegar em casa, fui ver o que já tinha pronto, e por sorte, tinha algumas coisas interessantes. Nessa altura, comecei a ficar mais animada, e comecei a pensar na experiência como uma coisa positiva, no mínimo. Ao longo da semana, pude preparar o arsenal: mais produtos, cartões de visita, banner. E então na sexta-feira, dia 18/03, minha "lojinha" foi finalmente inaugurada, com a ajuda especial do José Luiz, que arrumou tudo perfeitamente:




O banner ainda precisa de ajustes, e eu tenho pouca coisa à venda...mas aí estão minhas "obras". E aí, ontem já fiquei sabendo que vendi duas bolsas...uau...e silenciosamente agradeci ao "cara lá de cima"... e fui tratar de trabalhar, porque agora, ficou sério!

Para quem quiser conhecer mais da loja colaborativa "A sua Kara", acesse a página no Facebook:
https://www.facebook.com/asuakara/

                                            ******************************************

E hoje, para arrematar, recebi uma notícia inusitada, sobre um assunto que, para ser bem sincera, tinha esquecido totalmente, dadas todas as coisas que aconteceram desde o início do ano: o Concurso Cultural da Círculo "Eu Amo Barroco". Eu falei dele em um post em setembro do ano passado, quando o concurso foi aberto (http://universoemtramas.blogspot.com.br/2015/09/ta-meio-portuguesinha.html). Fiz a inscrição, montei a peça, e enviei, mas tinha a certeza que não seria classificada...não dá para competir com crochê e tricô, vocês sabem...mas o importante é estar no meio!

A classificação saiu agora, dia 15/03, e embora eu soubesse, tinha esquecido completamente. Hoje por acaso abri o Google+ e foi com um misto de total surpresa/alegria que vi meu nome entre os 20 primeiros colocados, em um grupo de mais de 120 trabalhos, de acordo com a Círculo. Quando olhei, tive que ler de novo, pois não acreditava: lá estava a "Portuguesinha", em 18o. lugar! e ainda ganhei um prêmio: 1 novelo de Barroco + uma agulha! amei!!!!




Que fim de semana, pessoal! quantas notícias, novidades. Minha cabeça ainda não parou de rodar. Muito a fazer, e tão pouco tempo. Vejo as rodas do tempo se movendo, e eu tentando acompanhar, mas juro, não estou infeliz, de jeito algum...

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário