terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Weave-along (vamos tecer juntos?)

A tradução no título não é a mais adequada; é mais como entendo um evento "WAL" (weave-along). Tais projetos visam reunir um determinado grupo de pessoas para, juntos, desenvolverem peças ao longo de um certo tempo, e durante este processo, aprenderem sobre a padronagem, a peça, o tear, ou qualquer outra coisa que seja o enfoque do projeto. São muito interessantes, divertidos, instrutivos, e sobretudo, ensinam sobre a generosidade e disposição de pessoas, por muitas vezes desconhecidas, em ajudar a "arrumar" tramas aparentemente sem solução, sugerir cores, tamanhos...é impressionante a quantidade de informações que se pode obter destes tipos de "reuniões".

Escrevo a palavra entre aspas porque nem sempre WALs ocorrem com pessoas juntas em uma mesma sala. Graças à Internet, podemos reunir pessoas do mundo inteiro somente com um toque, e então, a mágica acontece. No meu caso, meu canal é o Facebook.
Estou participando de um destes WALs, e cada foto ou comentário é sempre uma festa. Meu WAL ocorre dentro de um grupo chamado Marguerite Porter Davison in Color, que tem esse nome justamente por reunir membros que produzam peças a partir de padronagens dos famoso livro de tecelagem da autora em questão - "A Handweaver´s Pattern Book". Como é um livro antigo, naturalmente as fotos são em preto e branco  - mas a boa maioria das pessoas vai tecer em outras cores, daí o nome do grupo. A administradora deste grupo, minha amiga Darla Mohr, sugeriu ao final de 2015 um grande projeto, que começaria em janeiro/2016, e terminaria em dezembro do mesmo ano. Cada um de nós membros deveriam sortear uma padronagem do livro ( e são muitas), e então executar uma peça, de qualquer tipo. E assim surgiu o WAL.

Resolvi participar fazendo um trilho de mesa. Meu sorteio foi da padronagem conhecida como "Monk´s Belt" (cinto de monge), e para isso, escolhi fios de algodão mercerizado (Anne e Cléa 1000). O gráfico que segui, e que preparei, é este aqui:


As cores não são bem estas, mas ainda pretendo fazer outro trilho, então...

Parece meio difícil, mas a estrutura, chamada Summer and Winter, foi bastante facil de seguir; depois de um certo tempo, pode-se tecer sem olhar o gráfico. Summer and Winter refere-se a um tipo de estrutura estável que, resumidamente, apresenta o mesmo desenho com as cores invertidas no avesso. Existem outras particularidades técnicas, mas que no momento deixarei de lado. 

E então, a trama começou a ser desenvolvida:


Mágico, como sempre.








Claro, terminei as franjas do jeito que mais gosto: com um bom e simples macramé. O tamanho da peça, terminada, tinha uns bons 1,90 m (sem franjas) x 30 cm largura. Levando em consideração que eu deixei uns 20 cm de franja em cada lado, e cortei cabos de uns 2,6 m, foi na verdade pouco que perdi, tanto no take-up quanto na lavagem, o que me deixou bastante satisfeita com o resultado final.

E agora... rumo a um novo sorteio. Mas antes, pausa para alguns outros projetinhos...

Até a próxima!

2 comentários: