sábado, 16 de maio de 2015

Com a ajuda de Jane Patrick (tapete em Krokbragd)

Tenho um livro de tecelagem sensacional, um dos primeiros que comprei, para teares de pente liço. Lembro-me que na época, já tinha tido contato com este tipo de tear, mas acaba por fazendo muito mais coisas nos teares de pregos, porque não estava acertando a mão na tensão - acabava me irritando porque o trabalho ia ficando solto, não estava saindo do jeito que eu queria, demorava demais...enfim, uma série de problemas que acabavam por me desanimar. E eu então acabava por voltar ao tear de pregos porque era (e é) muito mais fácil de controlar - e claro, mais limitado. Estava em um impasse. Então, lembro-me que tinha acabado de fazer a assinatura da revista americana Handwoven, e ficava babando nos trabalhos, só sonhando. Claro, teares de pedal eram como o Olimpo, para mim, na época - divinos e totalmente inalcançáveis. Mas teares de pente liço eram viáveis - eu só precisava acertar o ponto.
Entrei no site da Interwoven e achei um video, de uma tal Jane Patrick. Ela mostrava várias técnicas que podiam ser aplicadas ao tear de pente liço, e que me pareciam bem interessantes. Mais importante ainda, começavam a me animar novamente. Comprei o tal video, e tratei de assistir. Ao final de uma hora e meia, estava tão encantada, que tratei de pegar o tear e, seguindo as orientações do video, cortei a urdidura e coloquei. Rezando, comecei a tecer. E tecer. E tecer até o fim, sem atropelos ou raiva, apenas curtindo o momento. Não acreditei, e passei a achar que Jane Patrick fazia milagres.


Busquei mais coisas dela, e achei um livro, que justamente era o vídeo, com fotos, instruções, projetos, etc. Lógico, tinha que ter....de qualquer jeito. Um mês depois, lá estava eu com o livroC. Anos depois, aqui estou eu, com o livro na mão, que já vendeu nem sei quantas cópias, de tão bom que é. São muitas as informações, e várias técnicas que são ao mesmo tempo fáceis e elaboradas,e dentre elas, uma técnica escandinava chamada "Krokbragd" já tinha me chamado atenção, mas por vários motivos nunca tinha me aventurado a tentar. Até agora.
https://www.youtube.com/watch?v=JK6qz5Lu9Ns (video que achei que mostra o livro por dentro, alguém gravou e postou no YouTube)




" Krokbragd" é uma técnica de origem escandinava. Não se sabe exatamente o país onde se originou, mas alguns atribuem o surgimento da técnica na Noruega, e outros na Dinamarca. É tipicamente uma técnica de tapeçaria, onde a trama deve cobrir totalmente o urdume, e assim, bastante utilizada em tapetes, por exemplo. No entanto, nesta região, peças como cobertores também podem ser encontrados.
O mais bacana desta técnica é que é feita em 3 quadros; mais bacana ainda é o fato de que a pedalada é ainda mais fácil, pois são 3 movimentos repetidos ao longo de todo o trabalho, em uma sequência super fácil de memorizar. E aí, é possível imaginar que poucas coisas podem ser feitas, não é? pois com um pouco de criatividade, coisas como estas aqui são totalmente possíveis:


Estas imagens foram retiradas da Internet.

Veja, diferentemente do overshot que dependem da liçada e da pedalada para executar o desenho - desenhos diferentes requerem liçadas e pedaladas diferentes - o Krokbragd tem uma liçada e um tipo de pedalada para todo e qualquer desenho. O segredo é como trabalhar com as cores - e assim, a troca de cores garante o desenho desejado.
Jane Patrick ensina como fazer o Krokbragd em um tear de pente liço, com a ajuda de duas navetes auxiliares. Fácil, fácil. Tão fácil, que fiz 3 videos mostrando a técnica, uma vez que minha aventura tratava-se justamente disso.

Fiz um tapete, que para minha alegria foi vendido. Utilizei fio de algodão na urdidura e fios que imitam chenille na trama:




O desenho que fiz é bastante comum em ser encontrado em krokbragd, e faz parte do livro da Jane:





Simplesmente adorei o resultado. É demorado, pois a trama deve ser bem batida, e assim, leva muito mais tempo para chegar ao fim, mas vale a pena cada minuto.
Os detalhes podem ser conhecidos nos videos que fiz, e que estão disponíveis no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=ephQsV8-O0Q
https://www.youtube.com/watch?v=sEWtoC-DjdU
https://www.youtube.com/watch?v=muBUG0RgnEk

 O passo-a-passo do tapete estará no site da Círculo em breve. Fico feliz em ter tentado, após anos com o livro (acho que comprei em 2011), e com sucesso. Mais feliz ainda de compartilhar com todos vocês meus resultados e o que aprendi, e espero poder contribuir para divulgar a arte ainda mais.

E viva Jane Patrick, por me trazer à tona quando achava que não iria conseguir. Hoje, após aquele video, sei que tudo é possível, na hora certa.

Até a próxima aventura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário