quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Waffle weave em ação (parte final)

E, conforme prometido, seguem fotos do produto agora terminado. O efeito "waffle" é definitivamente visualizado após a lavagem, com relevo bastante evidente. O tecido é bastante diferente, mais fino, do que uma toalha comum, o que já sei como contornar, mas o poder de absorção da água pode ser percebido facilmente. Optei por um acabamento mais simples das bordas, sem franjas ou outros enfeites, somente dobrei e costurei à máquina.


Seguindo as instruções, tive somente uma diferença de 26 cm a menos do previsto, o que me deixou MUITO satisfeita, uma vez que após a lavagem, o encolhimento previsto foi menor do que o esperado - acertei em cheio na largura, e ainda tive uma peça uns 10 cm maior do que o previsto. Esta diferença, portanto, não prejudicou em absoluto o produto final. Algumas coisas no entanto devem ser consideradas: usei um algodão que não é 100% puro, mas sim  reciclado, ou seja, há mistura de outras fibras, o que pode influenciar no produto, e talvez por isso, não tenha ficado tão macia. Há também a própria individualidade: cada artesão vai manipular de maneira diferente seu tear, seus fios, e assim por mais que exista uma receita, os resultados nunca serão iguais. E esta é a beleza do negócio.

Assim, fiquei com uma toalha de banho de dimensões 70 x 1,50 aprox. Nada mal para uma primeira vez!
Até a próxima aventura!

4 comentários:

  1. Venha participar do Sorteio rumo aos 450 seguidores do Ponto Cute!
    http://pontocute.blogspot.com.br/2015/01/sorteio-450-seguidores.html
    Participe e Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudia, estou num sufoco! Sera que você poderia me ajudar? Na minha ultima mudança eu perdi minhas anotações sobre tear de pedal. Faz tempo que eu não uso o meu tear. Como é o calculo para o urdume? Largura e o comprimento? o pior, meu tear ( tear profissional da oficina dos fios) tem o rolo traseiro com seções. Sera que você poderia me ajudar?
    Desde já obrigado, abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amaryllis, passe-me seu email e conversamos

      Excluir
    2. Essa resposta eu deixei no post de janeiro, quando vc me pediu as medidas, acho que vc não viu:
      Oi, Amaryllis, vi seu comentário no meu blog. Olha, meus cálculos funcionam mais ou menos assim: se for algodão ou mistura de algodão, costumo calcular que para a largura haverá perda de mais ou menos uns 4 cm de cada lado. Se for uma padronagem mais detalhada, uns 5 cm de cada lado, mais ou menos. Para o comprimento, você viu que cometi um erro enorme, e então para teares de pedal você pode acrescentar mais uns 80 ou 90 cm em cima do comprimento FINAL, ou seja, o que esperar depois da lavagem. Tenha em mente que o encolhimento por lavagem + o takeup vão tirar uns 20% do comprimento, fora uns 60 cm excedentes (franja, e o resto que fica entre o pente e o rolo traseiro) Então, se por exemplo, a peça tem que ter 1,50 m de comprimento, por exemplo, vc pode cortar fios de 2,30 ou 2,40 m

      Excluir