terça-feira, 29 de julho de 2014

Tapete em 4 quadros na padronagem Bird´s Eye

Estou em época de tapetes, e pensando em mil projetos para usar com os fios de malha. Como pretendo reabrir minha loja, tenho me dedicado a preparar alguns produtos para disponibilizar pelo site, e acabei não tendo muito tempo para escrever aqui...estou atrasada, eu sei... e com as férias já terminando, é hora de acelerar...

Bem, um de meus últimos trabalhos foi um tapete, uma passadeira curta, na realidade, feita no tear de 4 quadros em fio de malha na trama e barbante 8 na urdidura. Isso facilita bastante, pois pude utilizar um pente 2:1 e metade dos fios que eu havia usado para o tapete em overshot, já mostrado em outro post. Assim, parti para uma urdidura em azul indigo, barbante Soberano 8, 121 cabos. O número é esquisito por si só, eu sei - pq não 120? o fato é que para o ponto tela simples, 120 ou 121 não fariam diferença no desenho da trama, somente em sua largura; mas, como usei uma padronagem um pouco mais complexa, em twill 2/2 (já mostrado aqui em posts anteriores), para que o desenho se apresente de maneira correta é preciso acertar o número de cabos presentes, daí os 121 cabos. Como também já falado, o gráfico que seguimos é apenas a representação de um pedaço do desenho, uma amostra, e assim, cortar o número certo de cabos, levando-se em consideração o desenho e a largura/comprimento da peça que desejamos executar, é essencial, embora seja meio chatinho. Mas tudo bem, faz parte.

Comecemos do gráfico, que ficou assim:

Vemos que a urdidura em "point draft", ou seja, temos um zig-zag formado pelos cabos nos liços, é bastante simples e típica da padronagem twill. O desenho também é bastante popular, e chamado "Bird´s Eye" ou "Olho de pássaro". Eu quis que o tapete ficasse bem vistoso, para a colocação em uma beira de cama, ou cozinha, ao pé da pia, para dar um ar bastante descontraído ao ambiente. Assim, resolvi pelas cores mostradas acima, sendo que as faixas em uva são do começo e do fim do trabalho. O meio, em amarelo, vermelho e laranja, são repetidos continuamente.

Seguem fotos do trabalho em três momentos:


                           Aqui , no ínício, com o barrado em uva e as primeiras duítes em laranja e amarelo.



                          Já um pouco mais adiantado, vemos as repetições da parte central do gráfico.




                                   Trama terminada e lavada, pronta para o tratamento das franjas.



             Para o acabamento, franjas torcidas e aparadas, e tela antiderrapante no avesso, como sempre. Foram feitas laterais em crochê, e pronto! agora é só esperar quem queira...

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Oieeee vim através do Agenda dos Blogs,que lindo seu cantinho, já sou sua seguidora.
    Venha nos fazer uma visita, ficarei muito feliz.
    Bjão e muito sucesso.

    ResponderExcluir