sábado, 22 de fevereiro de 2014

Quebra-cabeças

Entre um trabalho e outro, lá estou eu de volta ao tear de pregos...e lá, sempre gosto de testar coisas novas. Gosto tanto que criei um grupo internacional no Facebook - Frame Loomers (https://www.facebook.com/groups/677218638987736/) para unir artesãos que, assim como eu, gostam destes teares . Durante a execução de jogos americanos, testei algumas padronagens que são feitas, em geral, em teares de pente liço ou quadros, e consegui reproduzir algumas bem interessantes. Uma delas lembra um quebra-cabeças, que na verdade são cataventos em três cores diferentes - tudo depende de como é visto.

Resolvi voltar à esse desenho, mas agora para a execução de um tapete. Novamente escolhi três cores, agora, roxo, magenta e lilás, e distribuí na urdidura:

Comecei o trabalho como já está mostrado, mas não gostei; aparentemente tinha alguma coisa faltando, e consegui identificar o erro. Desmanchei, e corrigido, o desenho começou a tomar forma:

Tudo depende de como se olha: para mim, são como peças de quebra-cabeças encaixadas entre os tons de lilás, mas também podem ser vários e vários cataventos em diagonal. Você decide!

Aqui, o gráfico feito no programa da Harrisville Designs, já apresentado a vocês. Caso alguém não tenha visto, segue link para download, gratuito: https://www.harrisville.com/Articles.asp?ID=253. É um software bastante simples de ser utilizado, mas com certa limitação de cores. Assim, tive que adaptar, mas ficou bem próximo do desejado.





Ao terminar, tirei do tear e fui arrematando as argolas, usando o fio magenta no final. 


Lavei, e como sempre, esperei pelo encolhimento - uns bons 6 ou 7 cm, para dizer a verdade. Mas, ótimo. E lindo! Temos então um tapete de 41 x 87 cm, partindo de uma forma de 50 x 100 cm. É preciso considerar, sempre, o quanto o tecido vai perder quando sai do tear e vem da lavagem. 





Cá está, em seu tamanho pós-lavagem. E pronto para ser exibido na loja! Ah, sim: usei fio de malha, com certeza!!!


2 comentários:

  1. Boa noite! Sou da Agenda dos blogs e vim conhecer o seu cantinho, amei. Aproveito para lhe convidar à para participar do sorteio que está acontecendo no meu cantinho. Conto com a sua participação http://excessodegostosura1.blogspot.com.br/2014/02/2-concurso-cultural-do-cantinho-by.html .Tenha uma linda e abençoada noite.
    Bjs
    Cantinho by Giuly’s

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por seus trabalhos.Amo tear, essa magia das tramas. Estou em fase de aprendizado e experiências. Faço meus teares de madeira e prego. Fico testando eles, descobrindo seus encantos. Sucesso.

    ResponderExcluir