domingo, 16 de fevereiro de 2014

Caminho de mesa com fio Rede

Dia destes, resolvi comprar alguns fios novos da Círculo, que são na verdade faixas usadas como entremeio, ou seja, são crochetadas umas nas outras, para confecção de vestuário. Tais faixas me chamaram a atenção pela beleza das cores e também porque poderiam, assim como ocorre para tecido, serem usadas na tecelagem. Comprei 3 tipos: o Fio Crivo, Fio Tule (que literalmente é uma faixa de tecido), e o Fio Rede, que parece uma renda e foi minha escolha. Acertei as condições com o  pente 4:1 e escolhi como urdidura o fio Anne, na cor marrom (vide post anterior...comecei pelo fim, eu sei...), cortando mais ou menos uns 2,50 m os 100 cabos, que me dariam, no tear,  25 cm de largura.  Comecei, fazendo a base em ponto crochê correntinha. Com outro fio Anne, agora mesclado, fiz 5 duítes iniciais, e então, coloquei o fio Rede, esticado por entre os fios. Com o pente, apertei contra as duítes já feitas, e ficou assim como um fio, só que mais grosso que os outros, fazendo um relevo.

Na foto, os dois fios que eu estava usando na trama. Veja que, aberto, o Fio Rede é uma renda larga. Quando eu comprimia contra o algodão mercerizado, ele formava estas faixas mais grossas.


Aqui, o trabalho já um pouco mais adiantado. Usei a fita de maneira contínua, ou seja, sem cortar em pedaços, o que me deu um detalhe interessante nas laterais do trabalho - alças grossas contrastando com faixas estreitas.



O resultado foi este caminho de mesa, que na minha humilde opinião, ficou lindo! A largura final foi de 20 cm, depois da lavagem, com um comprimento de aprox. 1,20 m. Poderia ter ficado até mais comprido, mas...acabou meu fio Rede - usei 2 novelos (100 g) inteiros. No fim, um tratamento nas franjas, e pronto. Logo, à venda na loja!

3 comentários:

  1. Que legal a cada dia aprendo coisas diferentes por aqui.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá,também faço parte da Agenda dos Blogs e vim conhecer seu cantinho...
    Parabéns pelos belos trabalhos.
    Desejo um maravilhoso fim de semana pra você,bjim.
    http://daisedantas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, não sei se você ja participou dessa tag se puder responder vou ficar feliz.
    http://andreiaprazeresbordado.blogspot.com.br/2014/02/tag-conhecendo-blogueira.html#links

    ResponderExcluir