terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Meditação

Normalmente quando teço, medito. Não há como não fazê-lo, principalmente quando não há um gráfico para seguir ou medidas a ajustar; há simplesmente o fluxo das mãos montando a urdidura e depois, tramando. Ontem resolvi começar a arrumar meu ateliê, e no meio da bagunça, achei meu saco de restos de fio de malha, dos vários trabalhos executados ao longo do ano.
Virei o saco em cima da minha mesa, uma confusão sem começo ou fim. E de um estalo, pensei: o que é melhor do que um tapete de restos? Passei para o equipamento. A princípio, o tear de pente liço, robusto, pois já imaginei uma tapeçaria desenhada, com cores complementares e mentalmente já comecei a selecionar, separar, organizar por tons, etc...e então parei. "Estou cansada", pensei. O fim de ano foi agitado, com formaturas, bailes, entrega de notas, correria para arrumar tudo. "Nada de cálculos, métrica. Nada de combinações, nada da beleza estética. Aleatório e simples". Peguei o tear de pregos. Montei primeiro para depois ver o tamanho, e ainda não conferi. Para a urdidura, peguei um barbante, sem conferir espessura. E cru, pra não pensar em cor de fundo. Montei, e então tinha à minha frente uma tela em branco. Comecei a tecer. Peguei sem olhar muito dois fios de malha de cores diferentes e emendei. Fiz as primeiras carreiras rapidamente, sem pensar, e continuei a emendar as fios um atrás do outro, sem combinar, sem...me preocupar.
E me vi livre, pensando sobre a vida e sobre o ano que está terminando. Ao tecer, seleciono a sequência de cores que estão sendo ditadas por todas as lembranças que todo fim de ano nos traz, e então uma gama de sentimentos vão tomando conta;  me vejo sorrindo, relaxando... meditando.
Devo continuar neste processo até o ano que vem... Boas Festas, pessoal. Obrigada por seguirem este blog, e espero que continuem, pois tem mais tecelagem por aí! Até 2014!

13 comentários:

  1. Olá, amiga!!! Passando para avisar que a sua divulgação já está na Agenda dos blogs. Seu número de identificação é 0 715, caso você queria solicitar a Carteirinha Agenda dos Blogs 2014.Solicitação a partir do dia 13/01. Peço a você que retribua os amigos que te seguirem e na lista de Cadastrados DA AGENDA,você segue quem você quiser,ok.Gentileza Gera Gentileza!!! Qualquer dúvida, deixe um comentário ou me procure no Facebook. É um prazer ter você conosco!!!! Bjsss!!!!

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Vim conhecer seu cantinho através do agenda dos blogs e gostei muito. Quando puder venha conhecer os meus também.

    Crescimento Cristão - Maturidade & Blog Crescimento Cristão

    TENHO 2 GRUPOS DE DIVULGAÇÃO (UM EM CADA BLOG), VENHA FAZER PARTE :

    Parceria Entre Blogs

    &

    Entre Blogs Grupo de Divulgação


    Bjs

    Cris

    ResponderExcluir
  3. Olá estou me cadastrando também na agenda de blogs, já estou te seguindo vou deixar meu link www.dedecroches.blogspot.com.br, te aguardo bjos

    ResponderExcluir
  4. gostei de sua reflexão muito linda,adorei,super bj querida sucesso sempre,te conheci por acaso na internet e ja estou te seguindo bjs
    No Blog:Mac Lança Paletas Com Cores Neutras...http://zilandramakesb.blogspot.com.br/2014/01/mac-lanca-paletas-com-cores-neutras.html

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Vim conhecer seu cantinho através do agenda dos blogs e gostei muito e vim convidar para conhecer o meu http://pontocruzdapri.blogspot.com obrigada bjs da pri.

    ResponderExcluir
  6. Vim conhecer seu cantinho , fiquei sabendo através do Agenda dos Blogs.
    Um ótimo domingo.
    Bjs!!!
    pordosolblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Faço parte da Agenda dos Blogs e fiquei fascinado com suas divagações. Você é professora? Acho que fez bem ao esquecer o cuidado e a busca pela perfeição, seguindo o instinto e a simplicidade (afinal, sua trama está linda!). Me sinto assim, meditando, lembrando e sonhando quando leio e escrevo. Um beijo!
    http://sacudidordepalavra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Iago. Sim, sou professora... de Bioquímica. Mas artesã nas horas vagas.Venha sempre visitar este blog... gosto bastante de divagar enquanto teço!

      Excluir
  8. Que bacana, adorei as cores, tenho certeza que vai ficar lindooooo.

    Passei aqui através do Agenda dos Blogs, te convido a uma visita ao meu espaço.

    Abraços e carinhos,
    My
    www.massovita.com

    ResponderExcluir
  9. Olá querida olha eu aqui de novo,rs vim agradecer a sua visita no meu blog.
    Menina eu amos esses tapetes aqui na minha cidade é difícil de encontrar,e esse ai ta lindo parabéns.bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, obrigada! e quando precisar de alguma coisa é só pedir...faço por encomenda... rs...
      Veja outros modelos em meu site: www.juntandolinhasetrapos.com

      Excluir
  10. te seguindo querida http://wwwcidaartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. SOU DA AGENDA DOS BLOGS E PASSEI PARA UMA VISITINHA!!!... ADOREI SEU BLOG, ESTOU TE SEGUINDO!!!... VOU ADORAR TE RECEBER NO MEU CANTINHO TAMBÉM!!!...
    http://tocadasarts.blogspot.com
    TE ESPERO LÁ!!!...
    BEIJOS NO CORAÇÃO!!!...

    ResponderExcluir