quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Caminho de estrelas...

Minha nova aventura em tecelagem é um tipo de desenho chamado em inglês "crackle". Esta padronagem tem este nome, que em português pode ser chamado de "rachadura", justamente por apresentar linhas que passam por cima de dois ou mais fios da urdidura em um padrão irregular, e quando olhamos o tecido, temos a impressão de existem várias "rachaduras" que compõem um desenho. Para começar (claro, quanto mais complicado mais eu gosto...), escolhi um gráfico que achei em um site maravilhoso: www.handweaving.net, onde tem de tudo, dos mais simples aos mais complicados, e o que é mais legal, de graça!!! Este foi o que escolhi, lindas estrelas para serem feitas no tear de 4 quadros:
 
Tive que fazer alguns ajustes no desenho original, e acrescentei, entre as "carreiras" que formam o desenho (no gráfico, em branco), "carreiras" de ponto tela, para estabilizar melhor o tecido e definir o padrão. Muitas vezes, o que vemos no gráfico não fica tão bom na realidade, então este truque de alternar carreiras de desenho com ponto tela simples realmente ajuda a melhorar a estética e a estabilidade da trama. Isto aprendi com minhas amigas americanas no Facebook, e nos vários livros de tecelagem que tenho.
 
E aí, após algum tempo sofrendo para montar a urdidura (é preciso seguir fielmente a ordem dos fios ditada pelo gráfico), eis que consegui minhas estrelas, feitas com algodão mercerizado e fio de polipropileno (aquele que imita seda, como Princesinha, Liza, etc):

 
 
Este será um caminho de mesa. Caminho de estrelas prateadas...


Um comentário:

  1. Olá! Te vi no Agenda dos Blogs e estou te seguindo.
    Venha me fazer uma visitinha!
    Parabéns pelo blog. Amei os trabalhos.
    Bjs
    http://arteemagiadocroche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir